VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

O VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde é um espaço para trocas de informações e saberes entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores, profissionais e conselheiros de saúde.

O Seminário pretende também estimular discussões sobre a implementação e monitoramento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e suas intefaces com outras políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas no SUS.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Rede Nacional de Religioes Afro-Brasileiras e Saúde atuando no Controle Social


A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde foi criada em 2003, e atualmente vem se destacando pela sua atuação no controle social de políticas públicas de saúde. Atualmente a Rede faz parte do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e da Rede Latino-Caribenha de Luta Contra Aids.


Para realizar essas conquistas contamos com a ajuda de muitas lideranças de terreiros, adeptos e simpatizantes que juntos construiram a possibilidade de uma atuação em rede. Conseguimos com o nosso trabalho incluir como estratégia de gestão da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o respeitos aos saberes populares, em especial os saberes das religiões de matrizes africanas.

Uma outra conquista da Rede foi a vaga no Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde que nos possibilita dialogar com várias organizações do movimento popular e pesquisadores.


Ainda temos muito o que fazer mas temos um sonho: o SUS para todas e todos.

Um comentário:

  1. Este Seminário da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira e Saúde e os terreiros estão em parceria, e busca de políticas publicas para que sensibilize os gestores e profissionais; em especial o sistema único de saúde SUS, na empreita de novas estratégias de implantação de políticas publicas de saúde nacional integral da população negra. Queremos consolidar parcerias, pois os terreiros estão de portas abertas para contribuir com todos.

    Gayacu Oya Jokolossy!!
    Belém PA.

    ResponderExcluir