VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

O VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde é um espaço para trocas de informações e saberes entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores, profissionais e conselheiros de saúde.

O Seminário pretende também estimular discussões sobre a implementação e monitoramento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e suas intefaces com outras políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas no SUS.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Os terreiros e o direito humano à saúde



O Sistema Único de Saúde tem como princípios básicos a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização, a participação e o controle social. Entretanto, é de conhecimento de todos e de todas que alguns grupos têm seu direito à saúde negado ou violado, ou seja os princípios do SUS estão sendo desrespeitados.



O direito humano a saúde esta garantido na Constituição Brasileira e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas para que esses direitos saiam do papel e aconteça de fato é necessário mobilização e participação popular.

Constituicão Federal de 5/10/1988
Secão II – Capítulo da Saúde
Artº 196 – A Saúde
A saúde e direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à reducão do risco de doenca e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação

O povo de terreiro, assim como a população negra, há muitos anos vem lutando por melhores condições de vida pois reconhecem que o racismo e todas as formas de intolerâncias produzem impactos negativos na saúde da população negra e da populacao dos terreiros, tendo como resultados menor expectativa de vida e maior risco de adoecer e morrer por doenças evitáveis.

A aprovação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra pelo Conselho Nacional de Saúde, em novembro de 2006, mostra que a participação dos terreiros no controle social é cada vez mais importante para a efetivação de várias políticas e para a garantia do bom funcionamento do SUS. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra inclui em suas diretrizes gerais a promoção do reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde, incluindo aqueles preservados pelas religiões de matrizes africanas.

É importante saber se a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra está sendo implementada em seu município. Informe-se na Secretaria de Saúde local e participe das reuniões do Conselho Municipal de Saúde de sua cidade.

Exerça sua cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário