VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

O VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde é um espaço para trocas de informações e saberes entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores, profissionais e conselheiros de saúde.

O Seminário pretende também estimular discussões sobre a implementação e monitoramento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e suas intefaces com outras políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas no SUS.

domingo, 20 de junho de 2010

VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde



VII Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Dialogando com as Políticas Públicas de Saúde e discutindo os novos rumos para o SUS


O seminário tem como objetivo estabelecer um canal de diálogo entre as lideranças de terreiros, gestores, profissionais e conselheiros de saúde, assim como com os gestores de promoção de igualdade racial, que possibilite conhecer os desafios e as possibilidades de estratégias de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em consonância com as outras políticas e programas do Sistema Único de Saúde.



O evento também pretende discutir os novos rumos do SUS e a integração dos conhecimentos e práticas de saúde dos terreiros às práticas de saúde do SUS.

18 a 20 de agosto de 2010

Local: Rio de Janeiro

Realização: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro/Caravana do Axé

Número de participantes: 150

Público: lideranças de terreiros, coordenadores de núcleos da Rede, Pesquisadores/as, Gestores e profissionais de saúde, Conselheiros de saúde, Gestores PIR e jornalistas.

Programação

18 de agosto de 2010(quarta)

15h – Presente as Deusas das Águas

17h - Mesa de Abertura

18h – Painel 1 - Religiões Afro- Brasileiras, Desenvolvimento e Saúde

19 de agosto de 2010(quinta)

08:30h - Painel 2 - A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: desafios e perspectivas para a implementação nos estados e municípios.

11:30h – Comunicaçao: Os terreiros, a população negra e a seguridade social

12:30h - Almoço

14h - Painel 3: Dialogando com as Políticas Públicas de Saúde

Política Nacional de Humanização do SUS, Política Nacional de Promoção da Saúde e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

15:30h – Painel 4: Dialogando com as Políticas Públicas de Saúde

Política Nacional de Saúde LGBT, Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais e Programa Nacional de Tuberculose

18h – Apresentação Cultural

20 de agosto(sexta)

08:30h – Painel 5: Integração de saberes e práticas:

Política Nacional de Educação Permanente

Por uma Política Nacional de Educação Popular e Saúde

10:00h - Painel 6: Novos rumos para o SUS e o Controle Social

12:30h – Almoco

14h – Comunicação: Terreiros – a dinâmica da vida e da saúde

15:00h – A Carta do Rio de Janeiro

15:30h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário